top of page

Por que meu Pet tem doença renal?


Esta é uma pergunta que ouvimos com frequência nos consultórios. “Sempre cuidei tão bem dele, por que desenvolveu esta doença?”. Muitos proprietários se culpam e ficam se questionando sobre os motivos que levaram seus Pets a desenvolverem esta condição, mas a resposta não é tão simples, ou as vezes, simplesmente não existe uma resposta.


A doença renal crônica (DRC) é uma condição de etiologia multifatorial, ou seja, muitos fatores estão envolvidos na origem do quadro. Inicialmente, podemos citar os fatores genéticos e hereditários. Muitas raças apresentam predisposição a determinadas doenças, como por exemplo os felinos Persa tem incidência alta de Doença Renal Policística (PKD) ou como os caninos Samoieda com a Nefrite Hereditária Ligada ao Cromossomo X. Além destas doenças específicas, a maior frequência de genes pró-fibróticos ativados também esta relacionada a maior incidência de DRC em cães adultos.


A alimentação também é um fator a ser considerado. Alguns relatos ligam a maior incidência de DRC com a alimentação com rações secas, mas estudos mais elaborados não conseguiram confirmar esta relação. Além disso, alguns alimentos, aditivos ou contaminantes são considerados nefrotóxicos, que podem causar ou agravar a lesão nos rins, como por exemplo a uva/uva-passa, a melamina e o ácido cianúrico (adicionado em rações para aumentar nível de nitrogênio).


A doença renal também pode ser secundária a outras doenças, como diabete melito, hiperadrenocorticismo ou alguns tumores. Infecção urinária ou obstrução ureteral também podem ocasionar ou agravar doenças renais latentes. Uma condição bem caracterizada, tanto na medicina humana como na veterinária, é a Síndrome Cardiorrenal, na qual uma doença cardíaca pode acarretar a lesão renal, ou vice e versa. Outros fatores, como exposição a toxinas ambientais (etilenoglicol) ou doenças infecciosas como leptospirose, leishmaniose ou erliquiose, também podem estar relacionadas no desencadeamento de lesões renais.


Portanto, são muitos fatores envolvidos na etiologia das doenças renais, o que torna esta doença um grande desafio para os clínicos e tutores. Independente da causa, é primordial estabelecer um diagnóstico precoce, pois nos estágios iniciais os tratamentos são mais efetivos para prevenir a progressão do quadro. Sendo então de suma importância uma avaliação com um especialista da área para diagnóstico correto e início do tratamento adequado o quanto antes.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page