top of page

Saúde renal também depende da saúde oral, e vice-versa.



A Doença Renal Crônica (DRC), inicialmente é uma condição silenciosa e progressiva, que pode demorar meses ou até anos para se manifestar clinicamente de forma clara. Devido a esta característica, muitas vezes é difícil descobrir qual fator desencadeou o surgimento desta condição. Mas sabemos que muitas doenças infecciosas e inflamatórios podem estar envolvidas na sua origem e progressão. A doença periodontal é uma destas que pode estar envolvida tanto na origem como na evolução dos quadros de DRC. Na verdade, a doença periodontal pode ser tanto causa como consequência da DRC, mas não deixa de ser um fator na progressão do quadro. Em muitos pacientes, a doença periodontal severa e recorrente é um sinal precoce importante de DRC.


Alguns mecanismos podem estar envolvidos na participação das periodontites na DRC. Entre elas, podemos ressaltar a embolia bacteriana, que ocorre quando algumas bactérias se desprendem das placas bacterianas subgengivais e atingem a corrente sanguínea, podendo colonizar órgãos importantes como o coração (causando endocardites) ou rins (nefrites supurativas embólicas), induzindo lesões importantes nos mesmos. Além disso, a carga inflamatória sistêmica, proveniente da doença periodontal, também compromete a função renal de forma muito importante.


Por outro lado, a DRC pode induzir inflamação gengival, além de úlceras orais, que favorecem o desenvolvimento das placas bacteriana subgengivais, o que acarreta em um ciclo vicioso de causa e consequência, entre a DRC e a doença periodontal.


Alguns estudos veterinários já provam que o tratamento da doença periodontal reduz a severidade e progressão da DRC, indicando que a saúde renal e oral devem caminhar juntas, a fim de aumentar a qualidade de vida de nossos pets. Portanto, não deixe de levar sua mascote a um nefrologista e um odontologista veterinário competentes para manter seu pet saudável.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page