top of page

Doença Renal Crônica: existe um diagnóstico preciso?


A Doença Renal Crônica (DRC) possui alta prevalência na clínica médica de pequenos animais, principalmente entre os cães e gatos adultos e idosos. Mas afinal de contas, o que é a DRC?


Conceitualmente, a DRC consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins (excretora, metabólica e endócrina). Este ainda pode ser complementado com: presença de anormalidades estruturais ou funcionais, presentes há mais de 3 meses, com implicações sobre a saúde do paciente.


Independente do conceito que utilizamos, o mais importante é entender que a DRC pode afetar os rins em suas diversas funções de forma isolada ou conjunta, acarretando na diminuição irreversível destas.


Mas o fato de definir um simples diagnóstico de DRC não basta para estabelecer um tratamento e prognóstico adequado, pois existem diversas causas diferentes para as doenças renais, cada uma com complicações e tratamentos diferentes. Entre as causas, podemos citar as doenças de origem tubular, glomerular, vascular ou congênita, e entre elas ainda podemos citar as infecciosas, obstrutivas e neoplásicas.


Com o diagnóstico correto da DRC e o tratamento específico para cada condição, as chances de aumentar a sobrevida e, principalmente, a qualidade de vida do paciente são muito maiores.


Por isso, se o Veterinário suspeita de DRC no seu pet, não deixe de procurar um Nefrologista gabaritado para um diagnóstico e tratamento adequado. Pois quanto antes diagnosticar e tratar, maiores as chances de sobrevida com qualidade de vida.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page