top of page

Afinal, para que servem os rins?


Os rins têm diversas funções, e as alterações em uma ou mais destas pode caracterizar a doença renal crônica. Mas afinal, vocês sabem quais são as funções dos rins?


Podemos destacar as três funções mais importantes: excretora, reguladora e endócrina.


A mais conhecida e avaliada é a excretora. Esta refere-se à capacidade dos rins de eliminar toxinas, tanto geradas pelo próprio organismo como as externas. O que determina a capacidade da função excretora é a taxa de filtração glomerular (TFG), que nada mais é do que a velocidade com a qual o sangue é depurado (“limpo”) pelos rins. A capacidade excretora é avaliada com exames laboratoriais, como a avaliação sérica de creatinina, ureia, e mais recentemente SDMA. A interpretação é relativamente simples, quanto maior os valores destas substâncias no sangue, menor é a capacidade dos rins de eliminar as toxinas.


A função reguladora dos rins, talvez seja uma das mais complexas. Ela é responsável por controlar a pressão arterial sistêmica, volume circulante, concentração de diversos eletrólitos/minerais e do pH sanguíneo. Para avaliação desta função, além de exames como hemogasometria e concentração de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, etc), também é necessário a avaliação da pressão arterial e hidratação.


Em relação a função endócrina, podemos destacar a produção de eritropoietina, renina, além da ativação da vitamina D3 (calcitriol). Este primeiro hormônio é responsável por estimular a medula óssea a produzir as hemácias, enquanto a renina é a etapa inicial do sistema renina-angiotensina-aldosterona, responsável por diversas funções, entre elas o controle da pressão arterial. A vitamina D3, hoje é considerada mais que uma vitamina, e sim um hormônio responsável por diversas funções no organismo, como o metabolismo do cálcio e fósforo.


A avaliação completa de todas as funções dos rins é fundamental para um diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças renais crônicas. Portanto, procure um nefrologista capacitado para atestar a saúde renal de seu pet.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page