top of page

Estadiamento para doença renal crônica (DRC)


A doença renal crônica (DRC) é uma condição multifatorial em que há uma queda progressiva e irreversível da taxa de filtração glomerular. Devido à complexidade de sua etiologia e dos fatores envolvidos na sua progressão, é muito importante uma padronização para diagnóstico, a fim de estabelecer diretrizes adequadas para o tratamento e prognóstico desta condição.



A IRIS (International Renal Interest Society) estabeleceu uma forma de estadiar a DRC em cães e gatos, com base em marcadores sanguíneos de função renal (creatinina e SDMA), perda renal de proteína (proteinúria) e avaliação da pressão arterial. Há um estadiamento principal, baseado no grau de azotemia, e subestadiamentos relacionadas com a proteinúria e hipertensão arterial. Este estadiamento foi modificado este ano, a fim de auxiliar os médicos veterinários a diagnosticar precocemente e adequadamente a gravidade da DRC.


A classificação adequada do paciente é de extrema importância, para estabelecer os objetivos do tratamento mais apropriados para cada fase da doença. Por isso, é muito importante que sejam realizadas avaliações frequentes com um nefrologista competente e capacitado, para obter o melhor resultado no tratamento de seu Pet com DRC.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page