top of page

Importância do Nefrologista Veterinário no acompanhamento do Pet Nefropata


A doença renal crônica (DRC) é uma condição muito comum em cães e gatos, principalmente adultos e idosos. É o resultado de diversas enfermidades que afetam os rins, diminuindo suas funções e ocasionando com um quadro debilitante, que resulta na diminuição da qualidade de vida, além de ser uma das principais causas de óbito em cães e gatos.


A DRC não tem cura, mas pode ser controlada. Umas de suas principais características é ser progressiva e auto-perpetuante, além de ter um início silencioso, que pode passar despercebida por meses, sem ser corretamente identificada. Para termos sucesso no controle da doença, é essencial um diagnóstico adequado precoce e adesão do tutor ao tratamento, uma vez que se trata de uma condição que deverá ser acompanhando durante toda a vida do Pet.


O estadiamento correto da DRC também é de suma importância, pois ajuda a determinar o protocolo adequado de tratamento e estabelecer prognóstico para o paciente, conforme discutido anteriormente no blog.


Além disso, um diagnóstico adequado do tipo de doença renal é muito importante. Há diversas doenças que podem cursas com a diminuição da função dos rins, e cada uma possuem tratamento específicos, que ajudam a retardar de forma eficiente a progressão do quadro. Além disso, a DRC também pode cursas com diversas complicações, como anemia, hipertensão, distúrbio ósseo-mineral, que precisam ser corretamente diagnosticados e tratados.


Se o teu mascote tem DRC é muito importante ser acompanhado por um nefrologista experiente, a fim de melhorar a qualidade de vida e a sobrevida.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page