top of page

Infecções urinárias, um inimigo subestimado (Parte I)


As infecções urinárias (ITU) são relativamente comuns na rotina de pequenos animais, principalmente em cadelas e gatos idosos. Muitas vezes, esta doença é “menosprezada” pelos tutores e clínicos veterinários, pois acredita-se que seja de fácil resolução e não cause grandes comprometimentos para o paciente.


Infelizmente, as essas suposições estão erradas, pois as infecções urinárias podem trazer grandes problemas para nossos pacientes. Alguns tipos de bactérias, como o Staphylococcus e Proteus podem induzir a formação de cálculos urinários, enquanto outras bactérias podem subir até os rins causando nefropatia de refluxo ou pielonefrite, que podem reduzir drasticamente a função destes órgãos, causando falência renal. Em felinos, as infecções urinárias são bem reconhecidas como fatores de agravamento da doença renal, o que compromete bastante a qualidade e sobrevida destes pacientes.


As ITU podem se manifestar de diversas formas. Dor para urinar (disúria), urina com sangue (hematúria), odor fétido da urina, urinar diversas vezes seguidas em pequenas quantidades (polaciúria) e até obstrução urinária são sinais comuns. Febre, perda de apetite e vômitos já indicam um quadro mais grave.


Caso o teu Pet tenha infecção urinária ou histórico de infecções urinárias repetidas, procure um urologista veterinário experiente para uma avaliação. E lembre-se: melhor prevenir uma nova infecção que ter que trata-la.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page