top of page

Infecções urinárias, um inimigo subestimado (Parte II)


O grande desafio nas ITU crônicas são os quadros recidivantes ou recorrentes. É muito importante diferenciar estes dois tipos, pois a abordagem diagnóstica e tratamentos podem ser bem diferentes.


Entre os fatores que predispõem ao desenvolvimento de infecções crônicas e complicadas estão: neoplasias ou cálculos urinários, más-formações no trato urinário, obstrução ou retenção urinária, utilização de sondas/cateteres urinários ou doenças que alterem as características da urina (Diabetes mellitus, Hiperadrenocorticismo, entre outras). Estes fatores, quando não reconhecidos ou tratados inadequadamente favorecem com que as ITU retornem com maior frequência, o que deixa o tutor bastante frustrado. Pacientes que possuem fatores predisponentes para infecção urinária, costumam apresentar quadros recidivantes (quando volta a infecção pela mesma bactéria) ou recorrentes (por bactérias diferentes).


Em relação ao tratamento, o uso indiscriminado de antibióticos pode levar ao desenvolvimento de resistência bacteriana e a formação de superbactérias. Muitas vezes, o problema não está só na escolha de antibióticos inapropriados, mas também na falta de reconhecer e tratar algumas das alterações que predispõe ao desenvolvimento das infecções.


Caso seu Pet apresente infecções urinárias repetidas ou de difícil controle, procure um urologista veterinário experiente para uma avaliação. E lembre-se: melhor prevenir uma nova infecção que ter que trata-la.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page