top of page

O câncer e os rins


Apesar das neoplasias renais primárias não serem muito comuns em pequenos animais (0,5 a 2% das neoplasias totais), o câncer pode afetar os rins de diversas maneiras e causar diminuição de sua função.


Devido ao grande aporte sanguíneo, o rim é um local comum de metástases. O crescimento destas metástases no parênquima renal, destrói os nefróns, compromete a perfusão sanguínea e induz resposta inflamatória, o que pode reduzir bastante a função do órgão.


Outro ponto importante é a resposta inflamatória sistêmica e imunológica que os tumores causam. A inflamação sistêmica afeta os rins de forma multifatorial, causando lesão endotelial, alterações hemodinâmicas e produção de radicais livres. Toda esta carga inflamatória sistêmica acaba interferindo na função do órgão e predispondo a respostas inflamatórias no glomérulo e túbulos renais, consequente desenvolvimento de fibrose. Já a resposta humoral exagerada e/ou crônica contra o tumor, pode favorecer o desenvolvimento de doenças renais perdedoras de proteínas (glomerulopatias), decorrente de lesões no tufo glomerular pela deposição de imunecomplexos. Ainda há neoplasias que podem induzir a produção de grande quantidade de proteínas de cadeias leves, que levam a um quadro de proteinúria de sobrecarga, resultando em lesão renal.


Além disso, também temos que considerar a nefrotoxicidade que os tratamentos preconizados podem causar, uma vez que as cirurgias extensas, alguns quimioterápicos ou da síndrome de lise tumoral podem afetar a função dos rins. A resposta inflamatória, hipotensão e alterações hemodinâmicas causadas por intervenções cirúrgicas muito extensas podem causar diminuição importante da função renal. Alguns quimioterápicos ou toxinas (liberadas pelas células tumorais mortas pela quimioterapia) podem causar lesões diretas nas células renais, causando lesão renal aguda, que compromete bastante a qualidade de vida do paciente e sua resposta ao tratamento.


Para maior segurança, sempre que for indicado algum tratamento oncológico para seu pet, não deixe de realizar uma avaliação prévia com nefrologista, para evitar o desenvolvimento de lesão nos rins, pois a prevenção é a melhor forma de garantir a saúde renal dos nossos animais de estimação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page