top of page

Tem sangue na urina do meu pet, e agora?


A presença de sangue na urina (hematúria) de cães e gatos é uma alteração comum em doenças do trato urinário. Pode ocorrer tanto em doenças da próstata, uretra, bexiga urinária, como renais. Descobrir a origem e causa deste sangramento é essencial para diagnóstico e tratamento adequado.


As principais causas de hematúria estão relacionadas às doenças vesicais. Em cães, as infecções e cálculos urinários são as principais causas de hematúria, já em felinos é a cistite intersticial. E­­m cadelas idosas, as neoplasias vesicais também é uma causa importante. ­­­


A hematúria pode estar, ou não, acompanhada de outros sinais clínicos que podem facilitar o diagnóstico, como: dor para urinar (disúria), urinar diversas vezes em pequenas quantidades (polaciúria), febre, prostração e até evolução para uma obstrução urinária.


Um diagnóstico apropriado é essencial para sucesso no tratamento. Exames de urina e imagem são indispensáveis para descobrir a etiologia do quadro. O tratamento empírico (sem confirmação de diagnóstico), pode ser muito prejudicial para o paciente, pois além de poder ser ineficaz, pode trazer alguns malefícios para a saúde do paciente.


Caso seu Pet apresente sangue na urina, não deixe de procurar um urologista experiente, pois um tratamento de sucesso, exige um diagnóstico preciso.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page