top of page

Cistos renais em pequenos animais, o que fazer?


Os cistos renais consistem em dilatações de certas partes dos néfrons, que ficam preenchidas de líquido ou material mais denso. Dependendo do material acumulado em seu interior, podem ser classificados como simples (conteúdo líquido, semelhante ao plasma) ou complexo (material mais denso, como pús, nos casos de abscessos renais).



Geralmente se desenvolvem na região cortical, mas raramente pode ocorrer na região medular também (Rim em Esponja Medular ou Doença Renal Cística Medular).

Podem ocorrer de forma isolada ou múltipla. Geralmente, os casos de cistos solitários são adquiridos e comuns principalmente em cadelas idosas, já os múltiplos costumam estar relacionados com doenças genéticas, como na Doença Renal Policística, que acomete principalmente o Persa e o Bull Terrier. A diferenciação é importante, pois o prognóstico e tratamento são diferentes.




Os cistos renais podem comprometer a função renal de diversas formas. Por se tratar de um órgão com uma cápsula resistente, o crescimento de cistos no parênquima renal vai comprometer os néfrons vizinhos, além disso podem se tornar infectados e se tornarem abscessos renais. Cistos parapiélicos (próximos da pelve renal), podem comprometer a região do hilo renal (local por onde chega a artéria renal e saem a veia renal e ureter), afetando o fluxo sanguíneo renal ou causando obstrução urinária. Além disso, os cistos renais podem causar dor, hematúria (sangue na urina) ou febre (em caso de abscessos renais).




A esclerose dos cistos renais é uma ferramenta importante no tratamento desta condição.


Consiste na drenagem do cisto com administração de uma solução esclerosante posteriormente, para evitar que volte a acumular líquido no seu interior.


Caso teu Pet tenha cistos renais, não deixe de procurar um nefrologista experiente.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
AgendaIcone.png
WhatsIcone.png
bottom of page